SCTDO SOCIAIS
INÍCIO

Sherlock: a quarta temporada e o eterno retorno

Tudo está acontecendo novamente. Não estou falando da volta de Twin Peaks (21 de maio!), mas de Sherlock, a série da BBC, que apresentou dois novos capítulos na última semana: The six Tatchers e The Lying Detective.

O que está acontecendo novamente? Está acontecendo com a série de televisão o mesmo que aconteceu com as histórias de Arthur Conan Doyle, há mais de um século.

Quem já leu as histórias completas de Sherlock Holmes (são poucas novelas, a grande maioria são de contos) percebe que Doyle estava cansado do personagem. Incapaz de mata-lo em definitivo, o autor continuou retornando aos contos de detetive, mas a cada novo conto, parecia investir em situações tão intricadas que eram implausíveis, tramas internacionais, e grandes surpresas finais. Os casos eram de tal complexidade que quase eram ridículos, as soluções as mais improváveis e banais. Sobravam os dois personagens: Sherlock e Watson e a sua amizade.

A série Sherlock não escapou disto. Depois da segunda temporada e a famosa morte falsa de Sherlock, nunca explicada, a série desandou em uma paródia dela mesma, cheia de auto-referências e situações complicadas demais que existem para ludibriar e surpreender o espectador. O enredo tornou-se ridículo e ficou ainda mais complicado pela exagerada importância da esposa de Watson, Mary.

Sim, ela existe nas histórias de Doyle, mas era algo distante, uma peça de fundo, menos importante do que o cachimbo de Sherlock e nem um pouco interferia nas aventuras misóginas de Sherlock e Watson. Existe ainda o carisma da dupla (tanto dos personagens quanto dos dois atores principais) e toda aquela inovação de linguagem que a série trouxe e que vai deixar como uma marca na história. Mas é só. Como as coisas estão acontecendo novamente, acontecerá algo similar ao que aconteceu aos contos escritos de Doyle e a série está se esgotando.

Não, isso não quer dizer que o personagem Sherlock tenha perdido sua força. Ele voltará em algumas décadas ou simplesmente surgirá reencarnado em Rust Cohle or Dale Cooper, assim como ele reencarnou em Hercule Poirot e o Comissário Maigret. Mas Benedict Cumberbatch e Martin Freeman estarão livres para outros projetos.

Casou de ler o que eu escrevo? Quer ouvir? Curta o podcast sobre séries e filmes baseados em HQs, o X-poilers.


#sherlock #twinpeaks #bbc

Deixe seu comentário

Mais Séries de TV