Os fãs de House of Cards se deleitaram durante anos com a política brasileira. Este ou aquele político seria o simpático Frank Underwood, personagem de Kevin Spacey, que mostraria toda a sujeira dos bastidores da política.

É legal, mas brasileiro, vou te contar como você é trouxa. Os políticos não são tão espertos e as conspirações são bem mais óbvias; tão óbvias que chamar de conspiração é apenas uma forma de invalidar as a críticas aos conchavos políticos. Afinal, se é conspiração, acreditar nela é como acreditar na lorota de que o homem não foi a lua e Stanley Kubrick fez o vídeo com as imagens que a NASA apresentou.

Isso mesmo, esse político esperto é uma fábula. Claro, existiram homens públicos (no fundo, os verdadeiros políticos) de grande cultura e inteligência. Todos querem ser Cícero, mas Cícero foi derrotado por Júlio César e Augusto, viu a república que defendia morrer. Não por que os dois generais fossem burros, não, mas não há inteligência no mundo que ganhe do poder já estabelecido que o dinheiro e, no caso romano, e as armas garantem.

O verdadeiro político em um mundo democrático não fala para os doutores da academia, falam para todos, falam sem parar e falam muita bobagem, atingindo principalmente os já convertidos. Na verdade, parecem ter tido metade do cérebro devorado por formigas.

Essa é a premissa de Brain Dead. A série é uma versão do bom e velho Invasores de Corpos, com uma diferença. No passado, a falta de informação dava o tom da paranoia. Hoje, é o excesso de desinformação que causa problemas. A consciência vazia da população atual, reduzida ao consumo rápido e fútil da cultura pop é a arma dos invasores.

Brain Dead é produzida por Ridley Scott e tem o mesmo tom de comédias como Homens de Preto, com um elenco bem à vontade, especialmente Mary Elizabeth Winstead no papel principal. É divertida, sem pretensões e nem precisa. Ela já acertou ao “delicadamente” sugerir que os políticos são burros.

Não é uma questão da política ser imoral ou não. É de ser uma imbecilidade. E se você aceita isso, pode ser que você também seja um cabeça-oca.


#braindead #houseofcards #política

Deixe seu comentário